O perdão e a ansiedade

Falar sobre o perdão não é uma tarefa muito fácil, pois é um termo comumente usado com fundo religioso. 

Abordarei nesse texto o ato de perdoar e seus aspectos psicológicos.

O que causa a falta de perdão?

– Rancor, ira, raiva, ódio, mágoa, ressentimento, ofensa, tristeza e o constante desperdício de energia voltado para o “Não Perdoado”. Não perdoar faz com que você, constantemente volte ao passado vivendo novamente as mesmas emoções, que quando negativas, podem ser potencializadas aumentando o grau de intensidade dos sentimentos.

Devido a uma cobrança da sociedade, nossa vida é rotulada por normas e leis, que nos fazem entrar no modo automático de viver, dificultando o caminho do perdão, simplesmente por viver um dia após o outro, sem dar importância aos fatos. E como hábito do ser humano, o sofrimento muitas vezes é inevitável em alguns casos.

Fato é que, toda vez que recordamos uma situação, um momento ou uma circunstância que nos remeta a um dos sentimentos acima citados voltamos para o movimento cíclico da negatividade. Repensar essas situações disparam no nosso cérebro novas sinapses neurais que ativam o sistema nervoso central fazendo com que nosso organismo deixe de produzir as substâncias e hormônios do prazer, alegria, do amor e do perdão, levando o indivíduo a dar maior importância aos bens materiais, as coisas e objetos, porque geralmente, a situações que envolvem o perdão tem sempre um fundo relacionado a perda de algo ou alguém, dinheiro ou objeto. 

Inconscientemente, nossa consciência ativa o sistema de auto cobrança, crítica e questionamento a si mesmo sobre o fato e o que determina a falta de perdão é forma como você revive esse fato.

O que você sente?

Paz ou Inquietude?
Falar sobre o assunto, te incomoda ou é indiferente?
E o que isso tudo tem a ver com a Ansiedade? 

A resposta é simples.

Se o assunto te deixa incomodado, te deixa inquieto, o faz voltar ao passado, aumenta frequência cardíaca, acelera sua respiração, aumenta os pensamentos negativos isso pode aumentar sua ansiedade. E é chegada hora de dar atenção para esse sinal que seu corpo mostra.

Seu HD (cérebro), muito inteligente, já instalou o programa que “starta” sua ansiedade, sendo o gatilho principal para que você volte a sentir tudo de novo, as mesmas emoções e sentimentos, aprisionando seu “ser” àquela situação, aumentando o sistema de autocobrança e culpabilidade.

Mas como posso aprender a perdoar? 

Quando você aprender a conversar consigo mesmo, digerir as emoções, gerenciar seus pensamentos, o perdão vem de forma natural e entra no ciclo da positividade.

AUTOCONHECIMENTO!!

Ahhh, mas não sei fazer isso sozinho!!

Busque ajuda de um especialista se isso não está dentro de suas habilidades! Ninguém é obrigado a aprender tudo sozinho.

O controle não está nas suas mãos? Delegue funções! 

O poder do perdão é libertador e fundamental para uma vida mais equilibrada emocionalmente falando. Destrava situações bloqueadas, traz maturidade, educação psíquica, fortalecimento emocional e assertividade nas atitudes. Acalma seu coração e te dá PAZ.

Busque melhoria continua…a psicoterapia pode te ajudar muito! 

Que tal enviar esse texto para alguém? Compartilhe!
×
OLÁ, sou Bianca Trevisan.
Estou aqui para te ajudar!!
× Posso Ajudar?