3 passos para o fim da Ansiedade

A tão sonhada cura da Ansiedade, é a eterna busca de quem sofre desse mal. Entretanto, há poucos casos de sucesso, muitos tratamentos são abandonados no meio do período recomendado pelos médicos ou psicólogos, por vários fatores internos e externos ou alheios ao nosso alcance.

Do ponto de vista psicológico é importante que você esteja ciente dos 3 fatores que abaixo escrevo, para assim ter sucesso na sua busca de cura.

1- Aceitar, entender e assumir a ansiedade

A aceitação é o passo inicial nessa busca. Enquanto você não se aceitar como ser ansioso, ficar rejeitando o diagnóstico ou achar que vai se curar sozinho, estará dando passos de retrocesso no estágio podendo acentuar alguns sintomas. Entender a doença como um todo, o que é, sintomas físicos e emocionais, como tratar, a quem atinge, medicação, entre outros, é imprescindível. Quando se tem o entendimento geral do quadro, fica menos sofrível admitir se tem a doença e no fundo assumir seu diagnóstico. 

Ninguém gostaria de ter, mas o fato é que a doença não escolhe raça, gênero, cor ou posição financeira, ela acomete todas as categorias. Ninguém sofre mais que o outro. Cada qual está num patamar de sofrimento, os sintomas não são sempre os mesmos, mas existe um ou outro sintoma que é o clássico para todos os casos. Portanto, busque informações do real significado da doença, tente entender que grau você está, a nível patológico ou não, analise seu comportamento, questione-se no que tange as perdas e ganhos nos momentos de crise.

Se foge do seu controle, leia o próximo item.

2- Procure um especialista: Médico, Psicólogo ou Terapeuta.

De posse as informações do item 1, o próximo passo é procurar ajuda. Pode ser um médico ou um psicólogo, de preferência os dois juntos. É fundamental receber orientações de profissionais da saúde, esses lhe darão o caminho a trilhar nessa busca. Médicos e Psicólogos possuem bagagem profissional e técnica para a verdadeira compreensão dos fatos e sintomas. Não é indispensável, mas não é viável, tenha muito cuidado ao ouvir testemunhos de amigos, parentes ou outros, porque cada um tem a sua própria história e seus motivos particulares.

No mercado, existem milhares de métodos e técnicas de treinamentos com promessas de cura para a ansiedade, então procure um especialista de referência para não cair em armadilhas do marketing. A ansiedade é uma doença catalogada no DSM e no CID-10, somente profissionais da saúde tem autorização para dar atendimentos. É extremamente importante um acompanhamento terapêutico para evolução positiva do quadro.


É válido mas não é a solução, procurar uma orientação de um terapeuta holístico, que poderá fazer com você um tratamento para ajudar a amenizar os sintomas e complementar o seu tratamento. Orientações religiosas são de grande valia somente para auxiliar seu entendimento, cuidado com os charlatões de plantão prometendo cura em igrejas, templos, etc….Lembre-se que para o tratamento de ansiedade o profissional precisa de embasamento técnico e científico.

3- Permita ser ajudado.

O último e um dos mais importantes passos da sua caminhada em busca da cura. De nada adianta você executar os itens acima se no fundo do seu ser você não aceita a ajuda.

O velho ditado diz: Só devemos ajudar à aquele que ser ajudado! É uma grande verdade mas que poucos avaliam e ponderam. 

É muito importante que você esteja comprometido com você mesmo, querer se tratar, respeitar seu momento, entender os fatos, enfrentar seus medos, expor sua problemática, olhar seu futuro, pensar no seu propósito de vida. Não adianta mergulhar nas farmácias se enchendo de remédio, se não cuidar da saúde mental, da conduta, da postura, dos pensamentos e das emoções. Ou achar que tal coisa que resolveu para seu amigo resolverá para você também.

E volto a repetir, cada ser tem a sua história e vivencia de uma forma diferente.

QUERER apenas por querer, não funciona!

Precisa QUERER do fundo da alma!

Vai doer? Vai…

Vai machucar? Vai…

Mas os benefícios do pós-tratamento não tem valor que pague! Outro Ser vai nascer! 

E a escolha é SUA ! TOTALMENTE SUA! 

NINGUÉM PODE FAZER ALGO POR VOCÊ SE VOCÊ NÃO SE PERMITIR!

PERMITA-SE CURAR !

PERMITA-SE VIVER !

PERMITA-SE SER FELIZ !

PERMITA-SE SER LEVE !

PERMITA-SE SER LIVRE !

PERMITA-SE CAMINHAR !

ou apenas PERMITA-SE !

Que tal enviar esse texto para alguém? Compartilhe!
×
OLÁ, sou Bianca Trevisan.
Estou aqui para te ajudar!!
× Posso Ajudar?